quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A EVOLUÇÃO DOS BANHEIROS CONVENCIONAIS (QUE UTILIZAM ÁGUA PARA DESCARGA) - PARTE 1

Trata-se do item B.1 sobre idéias dos parques urbanos sustentáveis.


Vamos conhecer um pouco sobre a evolução (e curiosidades) dos banheiros para propormos o banheiro do futuro.


O banheiro na história:



Visite o blog o vaso lírio e o sitio muito interessante da DECA, a respeito do assunto:

http://ovasolirio.blogspot.com/2008/10/o-vaso-sanitrio-no-incio-dos-nossos.html

Fonte das fotos antigas: Crédito de http://www.decaclub.com.br/bhistoria/site.asp?P=1




Latrinas e termas na Bulla Regia, planta de A. Oliver. In Ruines de Bulla Regia, séc. XIII. Apud Duby, George e Ariès, Philippe (org.) História da Vida Privada, volume 1. São Paulo, Companhia das Letras, 1989.

Os gregos e os romanos são precursores de sistemas hidráulicos que canalizaram águas pluviais e fluviais, conduzindo-as para as residências e para as termas.



Os "tigres". In A Semana Illustrada, Rio de Janeiro, 1861, p. 36. Coleção Guita e José Mindlin, São Paulo. Fotografia Lúcia Loeb

Nas residências, os detritos dos penicos eram esvaziados em grandes tonéis chamados de Tigres que, por sua vez eram despejados no rio mais próximo ou no mar.



Closet de pedestal em sanitário azulejado, projeto presente em um tratado sobre saúde pública. In Hellyer, Traité de la salubrité des maisons, 1889. Biblioteca Nacional, Paris. Apud Duby, George e Ariès, Philippe (org.) História da Vida Privada, volume 4. São Paulo, Companhia das Letras, 1991


I- No ocidente:



Em 2010, no Brasil: Bacia sanitária (francesa) com valvula de descarga




Em 2010, no Brasil: bacia sanitária com caixa acoplada


II- No Oriente:


Banheiro turco e sua influencia nos países asiáticos

Bacia turca




Em 2010, uma "bacia" sanitária made in Japan...nada acessível.



...com instruções de uso para os turistas...





As bacias sanitárias (no modelo frances)  high tech no Japão, possuem dispositivos multiuso  tais como: bidê, higienização, secagem, desodorizador, aquecedor do assento, lavatório durante a descarga... também emite um som ambiente para "mascarar" os ruídos produzidos pelos usuário no wc.





Este modelo de bacia sanitária é de origem francesa e precisa de instruções para uso também...


Conclusão:

O conceito de descarga hidrica dos dejetos não mudou muito ao longo do tempo (mais pelo conforto e estética) e o problema de saneamento básico persiste em muitas cidades brasileiras, poluindo córregos, rios e represas com o esgoto.
Segundo Francisco Arroyo Galván Duque, se desperdiça cerca de 15.000 litros de água tratada ou potável por pessoa por ano, para evacuar apenas 35 kg de fezes e 500 litros de urina por pessoa/ano, e nos países em desenvovilmento, mais de 90% do esgoto não é tratado. Fonte: http://www.ruaf.org/sites/default/files/Ecological%20Sanitation%20and%20UA.pdf
No trabalho,  "Evolução histórica das instalações hidráulicas", de autoria de Francisco Romeu Landi, fonte: http://publicacoes.pcc.usp.br/PDF/BTs_Petreche/BT100-%20Landi.pdf, consta que por volta do ano 1700, havia uma "latrina seca de Moule", com dispositivo para recobrir de terra seca, o dejeto coletado no vaso.
No sanitário ecológico seco da permacultura, recobre-se com serragem de madeira ou folhas secas, como veremos adiante.