quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia do Rio Tietê: Um rio paulista ainda com sinais vitais!



20/09/2011 - Até 24/9: Semana do Tietê


Dia do Tietê: Confira as atividades da Semana do Rio Tietê

Até 24 de setembro, a SOS Mata Atlântica participa das mobilizações, exposições, eventos e pedalada em comemoração ao Dia do Rio Tietê (22/9).

Para comemorar o Dia do Tietê (22/9), a Fundação SOS Mata Atlântica participa, até o dia 24 de setembro, de uma série de atividades para mobilizar a sociedade sobre a importância do maior rio de São Paulo e apresentar os esforços que vêm sendo feitos para despoluí-lo e reintegrá-lo ao cotidiano das cidades por onde passa ao longo dos seus 1.100 km. 

Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, explica que há muitos anos o Rio Tietê vem sendo marginalizado e isolado da população, sobretudo na região Metropolitana de São Paulo. “Com as ações programadas, queremos mostrar para a população que à medida que o Rio for recuperado abrimos uma série de oportunidades, como a melhoria da paisagem urbana, uma opção de transporte coletivo e também atividades de lazer junto a suas margens”.

As ações da “Semana do Rio Tietê” começam com o recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal, seguido da assinatura do termo de compromisso “Tietê Vivo” com 34 prefeitos da Bacia do Alto do Tietê (20/9), intervenções urbanas na marginal do Tietê (22/9), Pedalada pelo Tietê, campeonato de futebol “Troféu Tietê Vivo” (24/9) e show “Tietê Vivo”.

“Outros destaques são as mobilizações e coletas de assinaturas em defesa das Áreas de Preservação Permanentes e contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado”, observa Malu. 

Confira as atividades da Semana do Rio Tietê:


19 a 21/9 (sexta a quarta-feira) 

Mobilização em defesa das Áreas de Proteção Ambiental previstas no Código Florestal
Das 11h às 17h
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073. 

Serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado. A ação faz parte da mobilização nacional “Floresta Faz a Diferença” - www.florestafazadiferenca.com.br. E no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a Fundação distribui 3 mil mudas de pitanga às 11h para quem assinar o documento.

De 19 a 22/9 (segunda a quinta-feira) 
Exposição de maquete da Bacia Hidrográfica do Alto e Médio Tietê e mobilização em defesa das Áreas de Proteção Ambiental previstas no Código Florestal

Das 11h às 17h
Onde: Shopping Panamby Jaraguá – Av. Maria Coelho Aguiar, 215. Jd São Luiz – Bloco D – Piso Shopping

A maquete da Bacia Hidrográfica do Alto e Médio Tietê apresenta  evolução dos usos do solo e remanescentes de Mata Atlântica em 1600, 1920 e em 2007.

Na exposição, também serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado. A ação faz parte da mobilização nacional “Floresta Faz a Diferença” - www.florestafazadiferenca.com.br. 


Dia 20/9 (terça-feira)

Assinatura do Termo de Compromisso “Tietê Vivo", com os 34 Prefeitos da Bacia do Alto Tietê
Às 11h
Onde: Auditório do Ibirapuera – Parque do Ibirapuera. Posse do Conselho RMSP.

Ás 14h
Onde: Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500 – São Paulo.

Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos apreciará e deliberará Moção para o Senado Federal, na qual recomendará não submeter o PL 1876-C/99 (projeto de lei que altera o Código Florestal Brasileiro) à votação antes de promover a participação oficial dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de Recursos Hídricos do país. A ação é elaborada pela Fundação SOS Mata Atlântica.


Dia 21 (quarta-feira)

II Seminário das Áreas de Proteção Ambiental do Rio Tietê
Das 10h às 17h30
Onde: Salão Nobre da Escola Plínio Rodrigues de Morais, Rua do Comércio, 373 – Tietê/ SP.

Organizado pela Fundação Florestal, o Seminário reunirá os representantes dos Conselhos Gestores das cinco Áreas de Proteção Ambiental inseridas na Bacia do Rio Tietê: Várzea do Rio Tietê, Tietê, Corumbataí, Ibitinga e Cabreúva. 

Participação de representações de prefeituras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos da área ambiental e organizações não governamentais. Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, participa, às 13h30, da mesa sobre “O valor imaterial do Rio Tietê e as ações de mobilização social”. 

 
Dia 22/9 (quinta-feira)

Dia do Rio Tietê
Das 11h às 17h.
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073.

Intervenções urbanas, mobilização e coleta de assinaturas em defesa das Áreas de Preservação Permanente.

A partir das 12h.
Onde: Barra Bonita (SP) – Marina da Barca.

Última análise da expedição do flutuador e comparação das análises realizadas. A ação conta com a participação da SOS Mata Atlântica, Sabesp e do governador Geraldo Alckmin.


Dia 24/9 (sábado) 
Parque Ecológico do Tietê
Das 8h30 às 17h.
Onde: Rodovia Ayrton Senna - km 17.

Às 8h30 - Pedalada pelo Tietê 
Passeio na ciclovia do Parque Ecológico do Tietê. Organização: Rádio Estadão ESPN, Sabesp e ONG Nossa Bike.

Às 9h30 - Campeonato "Troféu Tietê Vivo" (Torneio de Várzea)
Torneio com a participação de Masters (ex-craques), que acontece no campo de futebol do Parque Ecológico do Tietê. A previsão é de 2 tempos de 30 minutos.

Às 11h30 - Tietê Vivo – Compromisso de Todos 
Lançamento e assinatura do “Termo de Compromisso – Tietê Vivo” com autoridades, artistas, organizações não governamentais e comunidades.

Durante o evento, acontecerá também a assinatura dos convênios para continuidade do Projeto Tietê- Etapa-IV e do monitoramento participativo da qualidade da água com a SOS Mata Atlântica/Sabesp/BID (3º e 4º etapas Projeto Tietê). 

O evento é organizado pela Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo. 

Às 12h30 – Show Tietê Vivo
A organização do show é da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Sabesp. Conta com a participação da SOS Mata Atlântica e das escolas de samba Nenê da Vila Matilde e Leandro de Itaquera.

Das 13h30 às 14h30 - Ecomobilização: Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Ações de conscientização, promovidas pela SOS Mata Atlântica, envolverão a comunidade em um mutirão para a limpeza em áreas do Parque do Tietê e região.

Às 14h - Oficinas Infantis
Oficinas de reciclagem de lixo e jogos interativos de conscientização organizados pela SOS Mata Atlântica.


Em trajes de banho, manifestantes montam 'praia' no Tietê

em 22/09/2010 14h24


Nesta quinta-feira (22) é comemorado o dia do rio.

Junto à Ponte das Bandeiras, manifestantes pediram despoluição do Tietê.


Do G1 SP


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/em-trajes-de-banho-manifestantes-montam-praia-no-tiete.html

"Praia" foi montada para comemorar o Dia do Rio Tietê (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)
O Dia do Rio Tietê foi comemorado de modo diferente nesta quarta-feira (22). Manifestantes - muitos em trajes de banho, com guarda-sóis, cadeiras e esteiras - foram para a beira do rio, hoje tão castigado, para pedir que o Tietê volte a ser orgulho para São Paulo. Eles montaram uma espécie de praia à beira do Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras.
Os manifestantes lembraram do tempo em que o rio ajudava a cidade, permitindo a navegação, oferecendo pesca fácil e até sendo um lugar favorito para muita diversão. O rio dá as costas para o mar e percorre 1,1 mil quilômetros até o Rio Paraná. Se recuperado, ele pode ser decisivo para melhorar a vida em São Paulo.
“Muitos não sabem, mas a hidrovia metropolitana já existe a partir da barragem da Penha, nós poderíamos ir até Santana do Parnaíba, na Edgar de Souza, ou seja, já são 41 km que nos temos aqui de hidrovia navegável”, explicou Douglas Siqueira, diretor do Instituto Navega São Paulo.
Uma importante hidrovia seria uma boa e bela opção para desafogar o trânsito. “Se tivermos uma diminuição no número de veículos, podendo utilizar o rio como uma alternativa de transporte, tudo tende a melhorar”, fala Rodolfo Martins, professor de engenharia hidráulica da USP.
O que os manifestantes desejam para o rio Tietê já existe. Em vários lugares do mundo, rios que já foram mortos hoje dão vida às cidades. “O que nós temos hoje dentro do Tâmisa, no caso de Londres, ou em Paris, o Sena, é exatamente utilizar o rio como uma matriz multimodal de utilização do transporte regional”, completa Siqueira.
Manifestantes pedem a despoluição do Rio TietêIntegrantes do Programa Pânico foram até o protesto (Foto: Willian Volcov/News Free/AE)





21/09/2011 19h52 - Atualizado em 21/09/2011 19h52

Flutuador encontra água limpa no penúltimo dia de expedição

No encontro com o Rio Piracicaba, Tietê ganha novo fôlego.

Expedição deve chegar nesta quinta a Barra Bonita.



A expedição do Flutuador encontrou nesta quarta-feira (21), penúltimo dia de viagem, água de boa qualidade. No encontro com seu afluente, o Rio Piracicaba, que tem água mais limpa, o Tietê ganhou novo fôlego. Até então, os índices de oxigênio na água registrados pelo equipamento variaram entre ruim e péssimo.
No entanto, a passagem pela cidade de Botucatu mostrou um rio com água suja e margens poluídas. A expedição encontrou muito plástico, isopor e aguapé.
“Infelizmente estamos perdendo o nosso paraíso por causa da poluição”, diz o barqueiro Ruy Pirré. Mesmo com as algas e com o lixo nas margens, a qualidade da água registrada pelo Flutuador no trecho está igual à de 2009.
A expedição deve chegar nesta quinta-feira (22) a Barra Bonita, interior de São Paulo, em seu último dia de viagem.
Reveja reportagem do mesmo dia de expedição em 2009:








19/08/2011 06h21 - Atualizado em 19/08/2011 06h21

Veja os equipamentos que formam o Flutuador

Equipamento volta a medir qualidade do Rio Tietê após dois anos.

Saiba como é feita a medição de oxigênio presente na água.

 http://g1.globo.com/sao-paulo/flutuador/noticia/2011/08/veja-os-equipamentos-que-formam-o-flutuador.html
Do G1 SP
O Rio Tietê voltará a ter a qualidade da água medida pelo Flutuador da TV Globo, repetindo a expedição de 2009. O equipamento irá percorrer mais de 500 km pelo rio, de Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, até Barra Bonita, no interior do estado. O equipamento foi desenvolvido em parceria entre a TV Globo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo (USP).
A experiência com as outras viagens levou a aperfeiçoamentos no aparelho, como explica o pesquisador de sistemas de TV Ricardo Benassi, coordenador do projeto do Flutuador. “Tiveram algumas questões técnicas de botões, que eram partes expostas e um galho batia e desligava, por exemplo. A gente trocou por outro tipo de botão. A transmissão dos dados, que era feita via celular, e a gente tinha vários pontos que falhavam durante o percurso, agora é feita via satélite. Então, vai ter uma cobertura de 100% da expedição”, disse.
Com 38 cm de altura, 48 cm de diâmetro e pesando cerca de 13 kg, o flutuador está equipado com duas baterias, um oxímetro – aparelho responsável pela medição da quantidade de oxigênio diluído na água–, uma microcâmera, um GPS, um aparelho comunicador por satélite e um link.
Quando está na água, o oxímetro coleta as informações sobre a água e as passa para o aparelho comunicador, que envia os dados, via satélite, a um software instalado nos computadores do setor de engenharia da TV Globo de São Paulo. Segundo Benassi, a transmissão ocorre minuto a minuto. Com a mudança na transmissão, o carro de apoio também receberá os dados em tempo real e saberá a exata localização de Dan Robson.
O GPS trabalha em sintonia com o oxímetro e envia constantemente dados sobre a região por onde passa para a sede da emissora. Situadas no nível da água, uma microcâmera registra a “visão” do flutuador. Ela usa uma pequena janela para registrar o que se passa nas represas e transmite imagens em high definition (HD). Além dela, haverá microcâmeras espalhadas pelo caiaque, no remo e no capacete usado por Dan Robson durante a expedição.
Duas baterias instaladas em compartimentos na parte inferior do casco alimentam todos esses aparelhos. Se o link não for utilizado, a autonomia das baterias é de 24 horas; se este equipamento for acionado, o tempo de uso cai para apenas três horas. Não à toa, o link é usado poucas vezes por dia durante as expedições.
Caso o flutuador vire de ponta-cabeça, o peso de suas baterias faz com que ele volte à posição original. Além disso, presilhas dispostas ao redor do casco impermeável reforçam o isolamento e impedem que a água entre em contato com os aparelhos.
A expedição do flutuador e de seu guardião poderá ser acompanhada no Bom Dia São Paulo, no SPTV e também no G1.





22/08/2011 11h44 - Atualizado em 26/08/2011 18h25

Confira as medições do Flutuador na expedição pelo Rio Tietê

Medições começaram no dia 22 de agosto.

Equipamento deverá percorrer mais de 500 km.




Link:


http://g1.globo.com/sao-paulo/flutuador/noticia/2011/08/confira-medicoes-do-flutuador-na-expedicao-pelo-rio-tiete.html