segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Piso permeável e calçadas verdes acessíveis

Piso permeável como alternativa

http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/16/materia/273473

Quarta, 04 de maio de 2011, 04h00

Josana Salles  / Da Redação 
 
Os pisos drenantes ou permeáveis estão cada vez mais ocupando espaço em Cuiabá, uma das capitais brasileiras com alto índice de chuvas nos primeiros meses do ano. A impermeabilização de áreas abertas contribui para a ocorrência de inundações. Porém, novas tecnologias,como os pavimentos permeáveis, são uma alternativa para permitir a infiltração da água para o solo. O material pode ser utilizadas em calçadas, parques, praças, quadras poliesportivas, estacionamentos e até em ruas de tráfego leve.
O pavimento permeável já é utilizado com sucesso há mais de 30 anos nos Estados Unidos e em países europeus, como Inglaterra e Alemanha. Em Cuiabá, a indústria Braston, que utiliza o concreto incorporado com fibras naturais e agregados minerais produz peças premoldadas com grande capacidade de drenagem.
O empresário cuiabano, Narciso Bosaipo, um dos sócios da Braston ressalta o índice de 97% de absorção dos pisos, retirando a água do solo em três segundos. "Em seguida a água passa por uma base de pedra, pedrisco e areia e é levada para o lençol freático. Os pisos são resistentes e aderentes, atérmicos, confortáveis e antiderrapante", diz.
O produto é feito com granito, vidro temperado, pedras e fibra de coco, tudo triturado. A fábrica produz pisos em mais de 20 cores, peças formadas por placas porosas com cinco tamanhos diferentes. Rogério Cazaroti, um dos empresários da Braston diz que a produção chega a 300 metros/dia de piso, podendo chegar a 600 metros.
O piso foi utilizado no Jardim da Contemplação, na Casa Cor Mato Grosso 2010, em Cuiabá. Foi empregado também nos estacionamentos de agências bancárias e espaços em condomínios.
Na hora de aplicar, não exige mão-de-obra especializada. As peças podem ser colocadas e retiradas uma a uma com extrema facilidade. O piso Megadreno permite um processo de intervenção no subsolo mais simples, rápido e seguro. Seu lançamento oficial ocorreu na Casa Cor São Paulo, em 2006, no Jockey Club, no ambiente Calçada Viva, projetado pelo conceituado arquiteto e paisagista Benedito Abbud.

Fornecedores:

http://www.braston.com.br/site/portal/

http://www.gyotoku.com.br/



Guia Prático para
a Construção de Calçadas
 
 Fonte e guia:

http://www.creaba.org.br/ftp/Guia_Pratico_Construcao_de_Calcadas.pdf



 CALÇADAS VERDES E ACESSÍVEIS
 

Melhoram a mobilidade, a permeabilidade e embelezam a paisagem urbana

Fonte e guia:
http://www.uniagua.org.br/public_html/website/livro_calcada.pdf