quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Matagal dá lugar a parque linear na Vila Madalena, em SP


15/12/2011 - 10h35

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1021676-matagal-da-lugar-a-parque-linear-na-vila-madalena-em-sp.shtml

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

 De um lado, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo ), o córrego das Corujas é cercado por árvores e gramado, é aberto, limpo e apreciado pelos moradores das casas ao redor.
Já no outro lado da rua Pascoal Vita, o curso d'água seguia por um terreno abandonado, com mato alto, usado como esconderijo de assaltantes e usuários de drogas.
Após pedido da Associação Toca das Corujas Vila Beatriz, movimento de moradores que se uniu em 2001, o matagal começou a ser reformado em agosto e deve ser inaugurado, na forma de parque linear, nos próximos dias.
Ganhou gramado, grades, jardins já floridos, aparelhos de ginástica, oito bancos, uma ponte e virou passagem para as ruas Natingui e Beatriz, com portões que deverão ser fechados à noite e vigiados por seguranças.
Manuel Salvado/Folhapress
Parque linear ao lado do córrego das Corujas, na Vila Madalena deve ser inaugurado nos próximos dias
Parque linear ao lado do córrego das Corujas, na Vila Madalena deve ser inaugurado nos próximos dias
Mas moradores do edifício Natingui, onde o córrego desemboca em canais, ficaram temerosos que o projeto do parque tenha estreitado a calha, aumentando a força das águas que tradicionalmente alagam a garagem do prédio.
Em 2009, a arquiteta Jorgina Nello Barbosa, que mora na região, doou um projeto à associação. Ele previa o aprofundamento e o alargamento da calha do córrego, com fundo de concreto. Segundo a arquiteta, as enchentes seriam bem menores, caso a proposta tivesse sido acatada.
A subprefeitura de Pinheiros, porém, fez outro projeto, que não tem intenção de drenagem, apenas paisagística.
Questionado, o órgão afirmou que o córrego não foi estreitado, "apenas adequado no local" e limpo. O custo das obras foi de R$ 358.384,25.