quarta-feira, 9 de março de 2011

Mr. Spock 2: Cientista da NASA diz ter encontrado vida extraterrestre em meteorito

Cientista da NASA diz ter encontrado vida extraterrestre em meteorito


Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/03/2011

Autoria e fonte:

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Cientista da NASA diz ter encontrado vida extraterrestre em meteorito. 07/03/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=vida-extraterrestre-meteorito. Capturado em 09/03/2011.






O principal elemento que embasa a conclusão do pesquisador é a ausência de nitrogênio, o que descartaria a contaminação do meteorito depois que ele caiu na Terra.[Imagem: Richard B. Hoover/Journal of Cosmology]

O Dr. Richard B. Hoover, um renomado e premiado astrofísico que trabalha no Centro Espacial Marshall, da NASA, publicou um artigo alegando ter encontrado indícios de vida em um meteorito.



Fósseis de ETs?



O artigo foi publicado na sexta-feira em um periódico científico pouco conhecido, chamado Journal of Cosmology.



Juntamente com o artigo, o periódico publicou um comunicado sobre o aspecto controverso da descoberta e os cuidados tomados antes de sua publicação:



Dada a natureza controversa desta descoberta, nós convidamos 100 especialistas e enviamos um convite geral para mais de 5.000 cientistas da academia para revisar o artigo e apresentarem suas análises críticas. Nossa intenção é publicar os comentários, tanto favoráveis quanto desfavoráveis, juntamente com o artigo do Dr. Hoover.



A publicação dos comentários está prevista para acontecer entre hoje, dia 7, e o dia 10 de Março.



Até o momento, a NASA não se pronunciou oficialmente, ao contrário do que sempre faz, mesmo no caso de descobertas não tão significativas. [ATUALIZAÇÃO - veja abaixo]



A agência espacial parece não haver se refeito ainda de uma alegação anterior do mesmo tipo, quando o anúncio da descoberta de sinais de vida em um meteorito marciano foi feito em cadeia nacional pelo então presidente do país, Bill Clinton. A "descoberta" então anunciada continua controversa.



Tampouco houve tempo para que cientistas sérios e ponderados se pronunciassem, o que recomenda que se aguarde a publicação dos comentários anteriores à publicação, prometidos pela revista.



Fósseis em meteoritos



A conclusão do Dr. Hoover veio da análise de dois meteoritos - Ivuna CI1 e Orgueil CI1 - catalogados como condritos carbônicos, um tipo muito raro de meteorito, perfazendo não mais do que 5% dos condritos.



Os meteoritos foram seccionados em ambiente estéril para evitar contaminação e observados com um microscópio de rastreamento eletrônico por emissão de campo (FESEM).



As imagens revelam estruturas intrigantes, interpretadas pelo pesquisador como fósseis de vida bacteriana - além das formações típicas, o principal elemento que embasa sua conclusão é a ausência de nitrogênio, o que descartaria a contaminação do meteorito depois que ele caiu na Terra.



Se for comprovada a descoberta, este pode ser um dos achados mais importantes da ciência em todos os tempos: a comprovação definitiva de que a vida não é exclusividade da Terra, o que terminaria de vez a era do geocentrismo, um trabalho iniciado por Galileu há mais de quatro séculos.



Veja na bibliografia abaixo o link para o artigo publicado pelo Dr. Hoover.



Atualização



A NASA manifestou-se no dia 07 de Março, em um curto comunicado em um blog. Veja detalhes na reportagem NASA contesta pesquisa sobre fósseis extraterrestres em meteorito.



Bibliografia:



Fossils of Cyanobacteria in CI1 Carbonaceous Meteorites: Implications to Life on Comets, Europa, and Enceladus

Richard B. Hoover

March, 2011

Vol.: 2011, Vol 13

http://journalofcosmology.com/Life100.html


NASA contesta pesquisa sobre fósseis extraterrestres em meteorito


Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/03/2011

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. NASA contesta pesquisa sobre fósseis extraterrestres em meteorito. 08/03/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-contesta-fosseis-extraterrestres-meteorito. Capturado em 09/03/2011.






Sem apoio



A NASA manifestou-se em relação à alegação de um de seus cientistas de ter encontrado indícios de vida bacteriana extraterrestre em um meteorito.



A manifestação da NASA não veio na forma de um comunicado à imprensa, como usual, mas de um curto texto no site SpaceRef.



Veja a íntegra do comunicado ao final desta reportagem, negando qualquer endosso da agência espacial ao trabalho do até então Dr. Richard B. Hoover - no blog NASA Watch, a agência nega que o pesquisador tenha um título de doutor, embora vários de seus comunicados anteriores refiram-se a ele com o título de "Dr".



Opiniões ponderadas



Foram publicadas também as primeiras manifestações de cientistas especialistas na área, comentando o artigo publicado por Hoover.



Há duas linhas principais de dúvidas em relação às alegações do pesquisador da NASA.



A primeira é que o meteorito pode ter sido contaminado na Terra, uma vez que o Orgeuil caiu na França em 1864 e vem sendo manipulado desde então.



A segunda é que as estruturas observadas podem não ser fósseis, mas simplesmente cristalizações minerais.



Ambas as dúvidas, dizem os pesquisadores, só poderiam ser tiradas com mais informações e estudos do mesmo meteorito por outros especialistas.



"O problema para Hoover é que não importa quantos artigos ele escreva sobre esse assunto, as pessoas só vão começar a aceitar as descobertas quando elas forem replicadas por outros," afirmou Ian Wright, da Open University, em entrevista à revista Nature.



Iain Gilmour, da mesma Open University, afirma que há evidências de contaminação em um outro meteorito condrito carbônico, o Murchison, que caiu na Austrália em 1969 - são conhecidos apenas nove meteoritos condritos carbônicos.



Sem sujeira



O maior número de especialistas foi ouvido pela revista britânica New Scientist, que dedica um longo artigo intitulado "Alegação de vida alienígena provoca guerra de lama".



Mas a reportagem não suja as mãos, preferindo listar uma série de especialistas que contestam o artigo em bases puramente científicas: a maioria afirmando que é mais provável que as estruturas fotografadas por Hoover sejam minerais, e não fósseis.



"Os cientistas estão agora debatendo se há evidência suficiente para aceitar que as estruturas filamentosas dentro dos meteoritos são, [1] como alega Hoover, organismos biológicos do espaço exterior, [2] se elas são na realidade bactérias terrestres que entraram lá depois que os meteoritos caíram na Terra ou [3] se nada mais são do que estruturas minerais que ocorrem naturalmente e que, para os olhos de um pesquisador ansioso, podem muito bem se parecer com bactérias. Até agora, o consenso é que a última dessas três possibilidades adere mais prontamente ao princípio da Navalha de Occam," afirma a revista.



O princípio da Navalha de Occam propõe que, se há mais de uma explicação para um fenômeno, a mais simples será provavelmente a correta: "Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor".



Reputações



A reportagem da Nature também vem em defesa da publicação, afirmando que "o Journal of Cosmology não é uma publicação ordinária" e destaca o peso científico dos seus editores.



Já a Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica - SPIE, saiu em defesa de Richard B. Hoover, cujas credenciais estão sendo questionadas.



A sociedade destaca a importância do cientista e os vários artigos científicos já publicados por ele. Hoover foi presidente da Sociedade em 2002 e condecorado em 2009.



Comunicado da NASA



A seguir, o comunicado divulgado em nome da NASA, publicado no site SpaceRef.



A NASA é uma agência científica e técnica comprometida com uma cultura de abertura com a mídia e com o público. Embora valorizemos a livre troca de ideias, dados e informações, como parte da investigação científica e técnica, a NASA não pode estar por trás ou apoiar uma afirmação científica a menos que ela tenha sido revisada por pares ou examinada por outros especialistas qualificados.



Este artigo foi submetido em 2007 para o "International Journal of Astrobiology". Contudo, o processo de revisão pelos pares não foi completado para essa submissão. A NASA também não tinha conhecimento do recente envio do artigo para o "Journal of Cosmology" ou da sua subsequente publicação.



Questões adicionais devem ser endereçadas ao autor do artigo.



O texto é assinado pelo Dr. Paul Hertz, cientista chefe do NASA's Science Mission Directorate, em Washington.




O Brasil pode aumentar energia eólica em 2 GW ano, com sustentabilidade.

País pode aumentar energia eólica em 2 GW ano, com sustentabilidade.

08/03/2011


.



Projeção da instalação de Cerro Chato, em Bagé, no Rio Grande do Sul. Serão dez aerogeradores, com base de 18 metros de diâmetro, que já estão prontas para receber as torres de 108 metros de altura cada, chegando a 149 metros no ponto mais alto da pá. Clique na imagem para ampliar.



O diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Energia Eólica (Abeeólica), Pedro Perrelli, acredita que a contratação de 2 mil MW ( 2GW) por ano, durante os próximos 10 anos, permitirá que o setor cresça de forma sustentável e, dessa forma, possa abastecer o Brasil e outros mercados. O leitor pode ver entrevista completa, realizada por Cleber Dioni Tentardini, no portal do Jornal Já – Porto Alegre. Perrelli conta ainda que existem 400 projetos de energia eólica inscritos no Ministério de Minas e Energia, totalizando mais de 13,5 GW. Leia a entrevista completa, clicando no link:



A Revolução Eólica ( 22 ) – ASSOCIAÇÃO DEFENDE 20 MIL MW EM DEZ ANOS

Por Cleber Dioni Tentardini



Diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Energia Eólica (Abeeólica), Pedro Perrelli, acredita que a contratação de 2 mil MW por ano, durante os próximos 10 anos, permitirá que o setor cresça de forma sustentável e, dessa forma, possa abastecer o Brasil e outros mercados.



Quais as vantagens de ter leilões exclusivos de energia eólica?



O pleito de leilões exclusivos de energia eólica na ordem de 2.000MW por ano, durante os próximos 10 anos, é uma solicitação da ABEeolica para permitir o amadurecimento e o crescimento da indústria de eólica para que esta seja sustentável e possa abastecer o Brasil, a América Latina e, inclusive, exportar para outros mercados.



O preço da energia eólica está relacionado ao número de empreendimentos, quer dizer, quanto mais projetos forem viabilizados, maior competitividade e mais barata será essa fonte alternativa?



De forma geral sim, a exemplo do ocorrido com outras indústrias (automobilística, informática e etc) cujo crescimento da base industrial provocou uma atualização da tecnologia, diversificação dos produtos ofertados e, por fim, maior competitividade dentro do segmento.



No primeiro leilão, mais de 400 projetos foram inscritos. Foi um número bom ou ainda baixo?



O número foi muito bom, diríamos até surpreendente. Surpreendeu o mercado, o MME (Ministério de Minas e Energia) e a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). O número de projetos inscritos superou a marca de 13.500MW.



O governo contratou mais de 70 projetos. No total, quantos megawatts de capacidade instalada?



No leilão de Energia de Reserva (LER-2009), realizado em 14 de dezembro de 2009, foram contratados 1.805MW divididos em 71 projetos em cinco estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul.



O valor médio de 148 reais a serem pagos pelo MW/h ficou muito abaixo do que os empreendedores esperavam?



O valor médio de R$148 no LER-2009 atendeu à demanda e expectativa do mercado na medida em que toda a Energia de Reserva ofertada naquele certame foi efetivamente comercializada.



Pode-se dizer que, com valores girando em torno de 148 reais, a eólica é economicamente atrativa?



Sim, o próprio crescimento da base industrial e os leilões de 2010 (LFA-2010, LER-2010) comprovaram que esses números continuam atrativos e a energia elétrica gerada por fonte eólica é a segunda fonte mais barata logo atrás das grandes hidrelétricas.



Ao comprar energia mais cara do que a gerada pelas hidrelétricas, as companhias estatais e privadas terão necessidade de aumentar a conta de luz?



O fato de que a energia gerada por usina eólica é a segunda fonte mais barata de energia deixará mais opções ao governo, uma vez que a política de geração de eletricidade obedece ao critério de menor preço e como sabido outras fontes são ainda mais caras. Hoje a energia eólica presente na matriz de geração elétrica é menor que 1%, o efeito dessa diferença de preço não tem como ser notado no preço final pago pelo kwh fornecido.



Brasil perde posições em ranking mundial do turismo

Brasil perde posições em ranking mundial do turismo


08.03.2011 10h18


O país caiu da 45º para a 52º posição, ficando em sétimo lugar no ranking das Américas



Agência Brasil



O Brasil perdeu posições em um ranking mundial de competitividade no setor do turismo, embora tenha obtido pontuação semelhante à de 2009. Em sua última edição, relativa a 2011, o relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial coloca a sede da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016 na posição 52 entre 139 países avaliados.



A pontuação, 4,36 em uma escala de um a sete, foi praticamente a mesma que em 2009 (4,35), quando foi elaborado o ranking anterior. Naquele ano, quando foram consideradas 133 nações, o país ficou em 45º lugar. Em 2011, o Brasil foi ultrapassado por outros países que registraram incremento mais expressivo, como México e Porto Rico.



"O Brasil ficou em sétimo lugar no ranking das Américas e 52º no ranking geral. O país é o que tem a melhor pontuação entre todos os países no que tange aos recursos naturais e 23º em recursos culturais, com muitos lugares considerados patrimônio da humanidade, uma grande proporção de área protegida e a fauna mais rica do mundo", afirma o relatório.



"Isto é reforçado por uma ênfase na sustentabilidade ambiental (posição 29 do ranking), uma área que vem melhorando ao longo dos últimos anos. A segurança também melhorou de forma impressionante desde a última avaliação”, informa o texto. Em 2009, o relatório aponta preocupação com a qualidade da rede de transporte terrestre e aéreo brasileira, bem como o nível de insegurança.



Sobre o panorama atual, o relatório avalia que "o transporte rodoviário continua subdesenvolvido, com a qualidade das rodovias, portos e ferrovias requerendo melhoras". "O país continua a sofrer com a baixa competitividade de preços, atribuída em parte a altas taxas aeroportuárias e sobre os bilhetes aéreos, e o nível fiscal em geral", assinala o texto.



"Além disso, o ambiente de negócios não é particularmente propício para o desenvolvimento do setor, com regras restritivas para os investimentos externos, os longos prazos para abrir uma empresa e requerimentos de certa maneira restritivos à abertura de negócios no setor de turismo."



O relatório destaca a superação da crise econômica mundial pela indústria do turismo internacional.



Depois de se contrair em 2009, o setor voltou a se recuperar no ano passado, atingindo neste ano o seu nível pré-crise.



Combinando atividades diretas e indiretas, o relatório estima que o setor de viagens e turismo responda hoje por 9,2% do PIB global, mesma proporção dos investimentos mundiais e 4,8% das exportações do planeta.



Suíça, Alemanha e França foram considerados os países com melhor ambiente para desenvolvimento da atividade.

Participe do Concurso Internacional de Ideias de Projeto de Parque Urbano Sustentável – Parque Urbano Isla Cautín – Temuco – Chile

Concurso Internacional de Ideias  – Parque Isla Cautín – Temuco – Chile


sábado, março 5, 2011, 1:19 pm

Autoria e fonte: http://concursosdeprojeto.org/2011/03/05/concurso-parqueislacautin-temuco-chile/





Concurso Internacional de Ideias – Parque Isla Cautín – Temuco – Chile




Objeto:



Concurso Internacional de Ideias para o “Parque Urbano Isla Cautín”, que se pretende implantar em um terreno de 60 hectares às margens do rio Cautín e a 300m da Praça das Armas, da cidade de Temuco, no Chile. Trata-se de um projeto de parque urbano sustentável, incorporando edificações e atividades de lazer, esportes e cultura, transformando essa nova área no grande ponto de encontro da capital regional la Araucanía com sua região ribeirinha.




Promoção e Organização: Município de Temuco – Chile



Tipo de Concurso: internacional de ideias



Quem pode participar: arquitetos habilitados nos respectivos países









Cronograma:



27.02.2011 – lançamento do concurso



28.02.2011 a 20.03.2011 – inscrições e acesso às bases do concurso



05.05.2011 – envio das propostas (em meio eletrônico)



12 e 13.05.2011 – julgamento e seleção dos finalistas



14 a 29.05.2011 – exposição das propostas selecionadas e votação da comunidade



31.05.2011 – divulgação do resultado e premiação dos vencedores



Prêmios:



Primeiro Prêmio – US$ 20.000



Segundo Prêmio – US$ 10.000



Terceiro Prêmio – US$ 5.000



Para mais informações acesse aqui a página oficial do concurso.









_________________________________________________________________________________



Os interessados devem acessar diretamente a página do concurso para eventuais consultas, atualizações e alterações relativas ao concurso anunciado.





La Municipalidad de Temuco convoca a un Concurso Público Internacional de Ideas de Arquitectura y Urbanismo denominado "Parque Urbano Isla Cautín", el cual plantea desarrollar en un terreno de 60 hectáreas al borde del río Cautín y a 300 m de la plaza de armas de la ciudad de Temuco, un proyecto de parque urbano sustentable, incorporando edificaciones y actividades recreacionales, deportivas y culturales, transformando ésta nueva área en el gran punto de encuentro de la capital regional de La Araucanía con su borde río.



Invitamos a arquitectos y urbanistas a participar de este Concurso, para lo cual pueden descargar las Bases Técnicas y todos los Anexos listadas a continuación.



The City Hall of Temuco calls for a Public International Contest of Ideas of Architecture and Urbanism called "Isla Cautin Park", which considers developing in an area of 60 hectares at the edge of the river Cautin and to 300 m of the square of weapon of Temuco's city, a project of urban sustainable park, incorporating buildings and recreative activities, sports and cultural, transforming this one new area into the great point of meeting of the regional capital of The Araucanía.



We invite architects and town planners to taking part of this Contest, for which they can unload the Technical Bases and all the Annexes listed later.



Atte.,



Bernardo Suazo R.



Gerente Parque Isla Cautín



Fono: 56-45-973367



Email: bsuazo@temucochile.com.








Banco de jornais

Banco de jornais. Não, eu não disse banca, disse banco



Autoria e fonte: http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/03/banco-de-jornais-nao-eu-nao-disse-banca-disse-banco/



Você acorda de manhã e vai tomar um café lendo seu jornal. Qual o melhor lugar pra se sentar e fazer isso? O banco feito de jornais do designer Oscar Lhemitte, claro!

Sem usar qualquer tipo de parafuso, cola ou solda, o banco é feito só de jornal e barras de ferro paralelas para servir de base para as folhas encaixarem.


O designer gastou cerca de 5 libras para fazer cada banco e foram usados 423 jornais para fazer os dois exemplares da foto acima.