quinta-feira, 14 de abril de 2011

Curso gratuito sobre controle de qualidade de concreto e aço e sistema de gerenciamento de resíduos na construção civil

Grupo Falcão Bauer realiza curso gratuito sobre controle de qualidade de concreto e aço


Aulas serão realizadas a partir de 9 de maio em parceria com o Senai-SP









14/Abril/2011



autoria e fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/grupo-falcao-bauer-realiza-curso-gratuito-sobre-controle-de-qualidade-213760-1.asp

Da Redação






O Grupo Falcão Bauer e o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai-SP) realizarão o curso Tecnologia em Concreto e Aço, que tem como objetivo apresentar aos alunos o processo de controle da qualidade de materiais de construção civil.



O curso é voltado para mestres de obra, encarregados, estudantes, técnicos, tecnólogos, arquitetos e engenheiros. As aulas, com duração de pouco mais de três meses, acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 20h00, na sede do grupo.



Os professores abordarão temas como tipos, propriedades, ensaios de cimento, concreto, aço e agregados; controle tecnológico do concreto; patologias; materiais da construção civil; sistema de gerenciamento de resíduos na construção civil; solos; estruturas metálicas; e sistema de gestão da qualidade na construção civil.



O curso, gratuito, tem uma taxa de inscrição no valor de R$ 50. Para se inscrever, os interessados deverão comparecer à sede da Falcão Bauer em São Paulo (Rua Aquinos, 111, Água Branca) e falar com Cyndi ou Keila do RH até o dia 29 de abril. Há 65 vagas disponíveis.


 
Serviço:

Curso Tecnologia em Concreto e Aço

Data: a partir de 9 de maio, nas segundas e quartas-feiras

Horário: das 18h ás 20h

Local: Auditório Luiz Alfredo Falcão Bauer

Endereço: Rua Aquinos, 111, Água Branca - São Paulo (SP)










Banheiro portátil biodegradável

Médico francês cria banheiro portátil biodegradável

Postado em 12/04/2011 ás 14h41

Autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2353/medico_frances_cria_banheiro_portatil_biodegradavel/


O banheiro consiste em uma pequena cabine biodegradável, com aproximadamente dois quilos, que se transforma em um assento. l Foto: Fabrice Coffrini/AFP


 
O médico francês Laurent Helewa desenvolveu um banheiro portátil biodegradável. A invenção pesa apenas dois quilos e pode ser uma alternativa sustentável para locais afetados por grandes desastres naturais, como o furacão Katrina e o recente terremoto no Japão.



A novidade deve ser apresentada ao mundo durante o 39º Salão Internacional das Invenções de Genebra, juntamente com outras mil “engenhocas”. Para o médico, os banheiros ainda são alvo de preconceitos por inventores. No entanto, são itens essenciais.



O argumento sobre a importância desse invento é justificado pelo fato de que em locais que não possuem saneamento básico ou foram afetados por grandes tragédias que destruíram o sistema local, muitas pessoas não têm acesso a banheiros e acabam fazendo as suas necessidades em qualquer lugar. Em consequência disso são geradas doenças e epidemias que podem se espalhar e dizimar populações.



A ideia de Helewa é bem simples e prática. O banheiro consiste em uma pequena cabine biodegradável, com aproximadamente dois quilos, que se transforma em um assento. No fundo da estrutura existe um sistema simples que absorve e congela os líquidos, minimizando os riscos de contaminações.



Segundo o inventor, a criação, que também tem uma versão maior, que suporta até 200 quilos, não se limita aos locais afetados por desastres, mas também pode ser uma opção eficiente para os aventureiros, que enfrentam grandes expedições, e também para os moradores de regiões pouco favorecidas e carentes de estruturas de saneamento básico ao redor do mundo. Com informações do Portal Terra.



Redação CicloVivo



Serviço de entregas via bicicleta é opção para substituir motoboys em São Paulo

Serviço de entregas via bicicleta é opção para substituir motoboys em São Paulo




Postado em 13/04/2011 ás 17h14

"Só na cidade de São Paulo já existem 2500 cicloboys" l Imagem: Divulgação / Inclusão Brasil




Autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2362

 
Trocar os motores pelos pedais é uma boa alternativa para entregas de documentos e alimentos na cidade grande.



De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o total de motos na cidade de São Paulo chega a quase 900 mil, o que representa 12,6% de todos os sete milhões de veículos da capital paulista. Boa parte dessas motocicletas é utilizada como ferramenta de trabalho no serviço de motofrete.



Para imaginar o impacto desse serviço na cidade, basta lembrar que São Paulo tem o maior número de motoboys do país: são cerca de 600 mil profissionais circulando diariamente. Segundo relatório da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), as motocicletas emitem cerca de 28% mais poluentes por ano do que automóveis flex.



No entanto, uma boa alternativa para substituir esse serviço é substituir os motores pelos pedais, fazendo entregas “limpas”, com todos os equipamentos de segurança que uma pedalada segura exige.



"Só na cidade de São Paulo já existem 2500 cicloboys", afirma Gilberto Almeida dos Santos, presidente do SindimotoSP, em entrevista a Revista Quatro Rodas. Outra vantagem da bike seria a facilidade de estacionamento "No centro de São Paulo leva-se cerca de 40 minutos para estacionar a moto", complementa.



Segundo a SindimotoSP – que representa a categoria - o valor chega a ser 30% menor que o do motofrete por não haver gastos com combustível e pela manutenção da bicicleta ser mais em conta.



Diariamente, os bikeboys entregam alimentos em geral e documentos, mas apesar de ser uma boa opção para o solicitante, a cidade ainda não está preparada para receber os ciclistas.



São Paulo não possui um plano ciclo viário que integre as poucas ciclovias já existentes, porém, existe um projeto para a construção de 367 quilômetros de vias para as magrelas.



Redação CicloVivo



Reciclagem de equipamentos de refrigeração merece cuidados especiais

Reciclagem de equipamentos de refrigeração merece cuidados especiais






Autoria e fonte: http://playpress.com.br/2011/04/reciclagem-de-equipamentos-de-refrigeracao-merece-cuidados-especiais/

O correto descarte de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias tem gerado inúmeras campanhas pelo país voltadas a cuidados com o meio ambiente. Apesar destas ações, a reciclagem de eletrodomésticos ainda é um mistério para muitas famílias que não sabem onde colocar seus equipamentos após adquirirem um novo. No caso de geladeiras e ar condicionado, o tratamento previne a destruição do meio ambiente e contaminação de pessoas. Para a reciclagem dos gases, Porto Alegre já conta com um Centro de Regeneração, evitando que material poluente seja lançado na atmosfera. O problema, porém, ainda é o que fazer com a carcaça de refrigeradores e freezers.



A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que institui o princípio de responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, trata sobre distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento). Conforme o diretor da Refrigeração Capital, empresa associada à ASBRAV, Adão Lumertz, no Rio Grande do Sul não há um local específico para descarte deste tipo de material como existe em São Paulo, mas aconselha entrar em contato com as lojas de varejo e solicitar encaminhamento dos produtos antigos a um ferro velho certificado.



- Geladeiras e aparelhos de ar condicionado possuem partes e peças que tem alto poder de destruir o meio ambiente e contaminar pessoas. Os compressores têm óleo que, derramado no chão ou esgoto pode atingir rios e lençóis freáticos e contaminar a água. Além disso, eles usam gases de refrigeração que, quando vazam para atmosfera, podem destruir a camada de ozônio contribuindo para o aquecimento global – explica.



Os equipamentos de refrigeração contêm, em sua maioria, ferro, aço, alumínio, cobre, vidro e plásticos. Os materiais passam por um processo de trituração, onde os aparelhos são moídos e os metais separados e reaproveitados. Os gases CFC são retirados e são transformados em solução ácida que pode ser reaproveitada pela indústria química.



Uma das soluções é a troca dos equipamentos feita de forma consciente. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está em campanha para recolher cerca de 10 mil geladeiras na grande Porto Alegre. Clientes da CEEE na região metropolitana que estão cadastrados em programas sociais do governo federal poderão trocar suas antigas geladeiras (com mais de três anos de uso) por novas que gastem menos energia. Mais informações sobre o projeto com os atendentes da companhia ou pelo teleatendimento 24 horas no telefone 0800-721-2333.



Plante esta idéia! Campanha de incentivo permanente à arborização: Distribuição gratuita de mudas nos parques municipais.

Plante esta idéia! Campanha de incentivo permanente à arborização






Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/servicos/viveiros/index.php?p=34





Qualquer pessoa poderá obter uma muda de árvore gratuitamente para plantio em endereço na cidade de São Paulo.




Para isso deverá dirigir-se a um dos parques municipais da cidade de São Paulo e no momento da entrega receberá orientação técnica e a Cartilha de Arborização Urbana, contendo dicas de plantio e cuidado com a árvore. A cartilha contém parte técnica ilustrada. O cidadão irá assinar um Termo de Responsabilidade, onde consta um pequeno questionário a ser preenchido pelo munícipe informando as características do local onde pretende realizar o plantio. As informações necessárias são as seguintes:



Endereço do plantio (OBRIGATORIAMENTE na cidade de São Paulo)

Local para plantio: interno ou calçada

Plantio na Calçada:

Largura da calçada:

Comprimento da calçada onde será(ão) plantadas as mudas:

Existe fiação no lado da calçada onde será(ão) plantada(s) a(s) mudas?

Existem equipamentos públicos (poste, telefone, placas, caixa da SABESP, caixa de luz, caixa de TELEFONE ou gás) no lado da calçada em que será(ão) plantada(s) a(s) muda(s)? Caso afirmativo, qual equipamento?

Existe(m) árvore(s) plantada(s) no lado da calçada em que será(ão) plantada(s) a(s) muda(s)?

Após a análise destes dados, o profissional da prefeitura avaliará qual espécie arbórea adequada para o plantio. Maiores informações poderão ser obtidas entrando em contato com algum parque municipal.



Saiba mais:





Clique aqui e veja o Termo de Responsabilidade:


Atendimento da campanha - Viveiro Manequinho Lopes - Parque do Ibirapuera



O viveiro também constitui um dos locais onde se pode obter mudas através da Campanha de Incentivo à Arborização.

O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.



Telefone para contato: 3887 6761


Veja também:



Cartilha de arborização - saiba com realizar um plantio corretamente: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=4161











ACCOR divulga pesquisa sobre sustentabilidade

ACCOR divulga pesquisa sobre sustentabilidade



12/04/2011


Autoria e fonte: http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=21877





Realizada em agosto de 2010 em seis países e com 6.973 hóspedes, a Accor compartilha os resultados da primeira pesquisa internacional durante evento Earth Guest Day, em São Paulo no próximo dia 18, às 9 horas no Novotel Jaraguá, em São Paulo.



Coordenada pela equipe de Desenvolvimento Sustentável da Accor em Paris, a pesquisa foi conduzida on-line nos seguintes países: Brasil - 908 pessoas; França- 1.233; Alemanha- 1.219; Inglaterra – 1.189; Austrália – 1.209 e China – 1.215.



Para 86% dos brasileiros, a sustentabilidade é vista como responsabilidade dos governos, seguida dos cidadãos. Cerca de 58% dos brasileiros também levam em conta a sustentabilidade na hora de comprar um produto e 25% se dispõem a pagar mais por produtos sustentáveis.



Os principais temas que empresas hoteleiras devem ter em conta em relação à sustentabilidade, para os pesquisados no Brasil, são água (21%); suporte ao desenvolvimento local (14,1%); energia (12,9%) e proteção às crianças (12,3%). Este último item vem em terceiro lugar como preocupação em todos os países pesquisados.



Organizado em todo o mundo pela Accor em comemoração ao Dia da Terra (22 de abril), o tema do Earth Guest Day deste ano aborda a questão da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O evento conta com a presença do Ministério do Turismo, São Paulo Turismo, ABIH, UNB, Condeca, Epah, Neval, São Paulo Conventions & Visitors Bureau.



Centro Sebrae será referência em sustentabilidade

Centro Sebrae será referência em sustentabilidade


Instituição lança na próxima quinta-feira (14), na Chapada dos Guimarães (MT), espaço disseminador de conhecimento


 
Da Agência Sebrae de Notícias


 
A inserção das micros e pequenas empresas (MPE) na economia de baixo carbono será intensificada a partir das ações do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). A previsão é do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, ao assinalar que a instituição cria esse novo centro irradiador de conhecimento e de boas práticas como referência nacional para os pequenos negócios. O espaço será lançado na próxima quinta-feira (14), no município de Chapada dos Guimarães (MT), a 65 quilômetros da capital Cuiabá.



Instalado no Espaço Sebrae de Conhecimento, na capital mato-grossense, o CSS vai se dedicar primeiramente a dois focos: política nacional de resíduos sólidos e eficiência energética. “Há experiência e conhecimento acumulados no Sistema Sebrae que serão aperfeiçoados e colocados à disposição das empresas de pequeno porte”, explica o diretor. Na visão dele, “é preciso inovar com sustentabilidade para aumentar a competitividade dos pequenos negócios”.



Com o CSS, o Sistema Sebrae dá um salto qualitativo na construção conjunta de metodologias, ferramentas e orientações às empresas de pequeno porte frente aos novos desafios da sustentabilidade. “Consumidores cada vez mais conscientes, exigentes e seletivos num ambiente global de negócios impõem um novo direcionamento às empresas, em especial, àquelas que pretendem se manter competitivas e participar da cadeia de valor de grandes organizações”, diz Carlos Alberto.



Mercado global



Aperfeiçoar ou desenvolver novos produtos e serviços com a marca da sustentabilidade certamente vai exigir a revisão de processos, métodos e a obtenção de certificações necessárias à inserção competitiva das micro e pequenas empresas no mercado global. O Sebrae vai apoiar empresas de pequeno porte que decidiram ser inovadoras e buscam na excelência a longevidade das relações com os mercados.



O CSS vem se somar a dois outros centros de referência do Sistema Sebrae instalados no país. No Paraná, funciona o Sebrae CDT/AL - Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina, instalado em Foz do Iguaçu. No Rio de Janeiro, está o Crab - Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. “Com esse novo Centro, no Mato Grosso, estamos nos preparando também para as discussões que se intensificarão durante a Rio+20, em 2012”, pondera Carlos Alberto.