sábado, 18 de junho de 2011

GERADOR EÓLICO RESIDENCIAL

GERADOR EÓLICO RESIDENCIAL



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0MDDxFfGAbk






Enviado por em 16/05/2011
Aerogerador Residencial e Comercial SKYSTREAM 2.4 kW
Maiores informações em http://www.energiapura.com








Programa Cidades & Soluções da Globo News sobre a instalação que realizamos no primeiro prédio público do Brasil a produzir energia através do vento, aerogerador Skystream na Câmara Municipal da cidade de São José, vizinha a Florianópolis (SC).
Projeto realizado por www.energiapura.com




Residência movida a energia eólica.
Praia de Ibiraquera, Santa Catarina, Brasil
Junho/2010
By www.gonature.com.br

Casa Minha Vida 2 terão mais qualidade e sistema de aquecimento solar.

Casas do Minha Casa Minha Vida 2 terão aquecimento solar

Moradias do programa Minha Casa Minha Vida 2 terão mais qualidade e sistema de aquecimento solar.

17/06/2011

Autoria e fonte: http://bagarai.com.br/casas-do-minha-casa-minha-vida-2-terao-aquecimento-solar.html


A segunda fase do programa Minha Casa, Minha Vida oferecerá residências de melhor qualidade. Todas as casas e apartamentos terão sistema de aquecimento solar e piso de cerâmica em todos os ambientes. Antes, apenas os banheiros, cozinha e área de serviço tinham cerâmica. Também haverá um limite mínimo para o tamanho de portas e janelas a fim de assegurar melhoria nas condições de iluminação e ventilação.

Novidades do programa Minha Casa Minha Vida 2 (divulgação)
Novidades do programa Minha Casa Minha Vida 2 (divulgação)

As casas e apartamentos contarão com azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos e portas e janelas maiores. “Isso irá gerar redução do custo de manutenção, sustentabilidade ambiental e valorizar os imóveis”, afirmou o ministro das Cidades, Mário Negromonte.
O valor médio das moradias para famílias de baixa renda passou de R$ 42.000,00 para R$55.188,00 e a área construída das casas foi ampliada de 35m² para 39m², melhorando a acessibilidade para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.
Energia solar – Todas as casas contarão ainda com energia solar para aquecimento de água, colaborando para a diminuição dos gastos com energia. Os chuveiros com aquecimento solar estão entre as inovações mais importantes divulgadas pela Rede de Tecnologia Social (RTS).
O chuveiro elétrico é responsável por um terço da energia elétrica consumida em uma residência. Conforme levantamentos do Ministério das Minas e Energia, cerca de 5% do consumo nacional de energia elétrica é usado no aquecimento de água para banho. Mesmo eficientes do ponto de vista de conversão de energia elétrica em térmica, seu uso não é considerado eficiente para utilização da eletricidade. Assim, um sistema misto elétrico-solar torna possível obter até 80% da energia solar e usar apenas 20% de energia elétrica.
A mudança na matriz energética faz parte das ações que vêm sendo adotados pelo Brasil como forma de mitigação dos efeitos do aquecimento global. A disseminação do uso de aquecimento solar está prevista no Plano Nacional sobre Mudanças do Clima e visa diminuir a demanda por energia gerada em hidrelétricas, fontes que emitem gases estufas. A energia solar tem vantagens incomparáveis a qualquer outra forma de captação convencional. Além de ter uma fonte totalmente natural, ecológica, gratuita, que não agride o meio ambiente e é inesgotável.

Não é difícil: Telhados verdes e jardins suspensos

Arquitetura verde: Jardins suspensos urbanos

Com informações da New Scientist - 16/06/2011

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Arquitetura verde: Jardins suspensos urbanos. 16/06/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=arquitetura-verde-jardins-suspensos-rua-vertical. Capturado em 18/06/2011.
Arquitetura verde: Jardins suspensos urbanos
Os projetistas do edifício afirmam tratar-se de uma rua vertical. [Imagem: CK Designworks]
Rua vertical
Seu nome é Jardins de Cristal (Crystal Gardens), uma referência direta à interessante combinação de vidro e verde.
Mas os seus criadores, da CK Designworks, em Melbourne, na Austrália, afirmam ser uma rua vertical.
A cada seis andares do edifício de 35 andares, que será construído lá mesmo em Melbourne, haverá jardins com dimensões suficientes para o cultivo de árvores de até 10 metros de altura.
Mas não é só isso: todo o edifício estará apresentando as últimas novidades em tecnologia verde.

Arquitetura verde: Jardins suspensos urbanos
As varandas triangulares e a fachada irregular reduzem o movimento lateral do vento, permitindo a coleta da água da chuva. [Imagem: CK Designworks]

Coleta de água da chuva
Embora jardins nos telhados e varandas paisagísticas não sejam exatamente uma novidade, o arquiteto Robert Caulfield diz que esta é a primeira vez que cinco jardins comuns serão construídos no mesmo edifício.
Para conseguir essa façanha, os jardins de 120 metros quadrados de área de 10 metros de altura cada um serão contidos em caixas, apoiadas em suportes estruturais para sustentar o peso do solo e das árvores.
O edifício usará ainda vidros capazes de refletir o calor e iluminação alimentada por energia solar.
Como o terreno tem apenas 360 metros quadrados, as paredes externas do prédio - mais de 8.000 metros quadrados - serão usadas para capturar a água da chuva.
"Isso é raro", diz Caulfield. Normalmente, os ventos fortes "golpeiam a chuva para fora do edifício".
Para evitar isso, serão usadas varandas triangulares e uma fachada irregular para reduzir o movimento lateral do vento, minimizando a fuga da água.
O sistema de coleta de água será integrado à rede de abastecimento do edifício, sendo utilizada para a rega dos jardins e nos banheiros.
Arquitetura verde: Jardins suspensos urbanos
O edifício usará ainda vidros capazes de refletir o calor e iluminação alimentada por energia solar. [Imagem: CK Designworks]

Aquecimento e refrigeração
Os sistemas de aquecimento e refrigeração também foram projetados em torno dos jardins.
Os edifícios convencionais ou usam aparelhos individuais de ar-condicionado, ou longos tubos que bombeiam água quente ou fria ao longo de todo o edifício.
"Nós usamos uma versão híbrida," disse Caulfield. Um sistema de refrigeração instalado em cada jardim irá bombear a água para apenas seis andares, três acima e três abaixo. "Os tubos curtos minimizam a perda de aquecimento ou de arrefecimento", diz ele.
O prédio, que abrigará lojas, escritórios e 154 apartamentos, deverá estar pronto até 2014.
Caulfield contou que seu próximo projeto será a construção de fábricas verticais em Nanjing, na China.

Pacto contra escravidão se abre para adesões internacionais: sustentabilidade na cadeia produtiva


Pacto contra escravidão se abre para adesões internacionais



Empresas são chamadas a cortar relações comerciais - diretas ou indiretas, através das cadeias produtivas de fornecedores ou da importação direta de produtos - com empregadores envolvidos em casos de trabalho escravo
Mapa da escravidão Veja onde estão concentradas as propriedades que fazem parte da "lista suja"
Plataforma digital de monitoramento
Esse banco de dados deve ser preenchido por todos os signatários. As informações inseridas na plataforma são mantidas em sigilo. Somente serão divulgados resultados analíticos agregados que permitam acompanhar o cumprimento do Pacto, salvo aquelas identificadas devidamente autorizadas, e os resultados gerais do monitoramento. » Acesse a plataforma.

Últimas Notícias