segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Usina de energia solar que funciona à noite???


publicado em 03/10/2011 às 20h20:

Aquecimento e preço do petróleo aceleram busca por fontes de energia    


O sol é aliado poderoso nessa busca. Mas na Espanha, acaba de entrar em operação uma usina de energia solar que funciona à noite. Veja como ela funciona na reportagem de Mauro Tagliaferri e Fabio Oliveira.

Biodiversidade na cidade...


Edição do dia 03/10/2011
03/10/2011 08h43 - Atualizado em 03/10/2011 08h43

Onça encontrada em Franco da Rocha revela desequilíbrio ambiental

 http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/10/onca-encontrada-em-franco-da-rocha-revela-desequilibrio-ambiental.html

 

Este não é o único bicho que está ficando encurralado pelas construções do homem. São animais que foram surpreendidos pelo avanço imobiliário.

 

 

O que parece não ter jeito é o desequilíbrio ambiental. Outro dia, apareceu uma onça em cima de uma árvore em Franco da Rocha, cidade da Grande São Paulo. Esses encontros de moradores com animais selvagens são cada vez mais frequentes.
A onça foi a que mais chamou a atenção, mas não é o único bicho que está ficando encurralado pelas construções do homem. Os animais, principalmente as onças, precisam de grandes territórios para sobreviver e, em suas caminhadas, acabam passando pelas cidades.
A onça macho já passou por vários exames, até teste de DNA. Também recebeu um microchip de identificação. Por ter sido encontrada em franco da rocha, na região metropolitana de São Paulo, foi batizada de “Franco”. Os veterinários querem devolver o animal o mais rápido possível à natureza.
“O menor tempo possível que ele ficar em cativeiro, é melhor para o animal. A gente vai aguardar mais um pouco, esperar as licenças saírem e ver se a gente consegue visualizar ele andando. Pensamos em colocar algumas câmeras para filmar o animal à noite. Depois desses fatores, a gente vai devolver ele à natureza”, afirmou o veterinário Gilberto Penido Junior.
O zoológico de Guarulhos tem recebido muitos animais encontrados em áreas urbanas. Um filhote de macaco bugio foi atropelado em uma estrada de Franco da Rocha na última sexta-feira (30). “Rochinha” tem um ferimento na boca, que pode ter sido provocado pelo acidente.
São animais que foram surpreendidos pelo avanço imobiliário. Câmeras de segurança de Campos do Jordão flagraram o momento em que uma onça caminhava pelo centro da cidade no mês de agosto.
A veterinária Cristina Adania é coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar, uma associação que resgata animais. Ela acompanhou o trabalho dos bombeiros em Franco da Rocha, que gastaram oito horas para retirar a onça de cima de uma árvore na semana passada. Ela diz que animais selvagens têm sido vistos com frequência em regiões urbanas.
“O que é assustador é que nesses dois últimos anos, nós já recebemos mais de 15 chamadas de ocorrência de avistamento de suçuarana e tivemos de fazer, pelo menos, sete capturas”, contou Cristina Adania, coordenadora de fauna da Associação Mata Ciliar.
A onça foi encontrada em um terreno. No local, existe um loteamento. A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil procurou a prefeitura de Franco da Rocha, que informou que a obra é regular. “Está legal para a prefeitura, mas não está legal para a onça. Os animais, na verdade, têm uma área de deslocamento”, diz o ambientalista Carlos Bocuhi, Carlos Bocuhy, do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental.
Em 2002, outra onça encontrada na região passou a ser monitorada. Um mapa mostra que trajeto dela inclui a Serra da Cantareira em São Paulo e o Parque do Juqueri, em Franco da Rocha. O caminho é composto por corredores de mata que ligam as áreas.
“O que nós temos de fazer é um zoneamento preciso para preservação da biodiversidade, considerando os corredores de conectividade, ou seja, em uma série de ações que possam proteger a biodiversidade que fica invadindo as cidades hoje”, afirma Carlos Bocuhi.

Parques Lineares




Mais informações : 3396- 3238

Mudança Climática...


01/10/2011 - 16h08

Começa no Panamá reunião preparatória para Cúpula sobre Mudança Climática



DA EFE, NO PANAMÁ



Começou neste sábado (1º) no Panamá uma reunião entre 190 países para discutir a redução das emissões de gases poluentes e as bases da Cúpula da ONU sobre Mudança Climática, que acontecerá no final do ano em Durban, na África do Sul.

O encontro irá até o dia 7 de outubro. A secretária Executiva de Mudança Climática da ONU, Cristiana Figueres, na abertura do encontro, disse que as delegações terão tempo para conciliar suas diferenças e conseguirem fazer da cúpula em Durban um sucesso.

"Está ao alcance de todos fazer com que o fórum sobre mudança climática represente um novo capítulo no regime climático mundial, com a implementação de medidas para reduzir as emissões de CO2", disse a funcionária.A Cúpula da ONU sobre Mudança Climática acontecerá de 28 de novembro a 9 de dezembro. O objetivo é que não só países como os Estados Unidos se comprometam a diminuir a poluição, mas também emergentes como China e Índia.


Aluguel de carro elétrico


02/10/2011 - 16h04

Paris passa a disponibilizar carros elétricos para empréstimo

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/984468-paris-passa-a-disponibilizar-carros-eletricos-para-emprestimo.shtml

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS

 


Uma primeira série de 60 "Autolib", carros elétricos de autosserviço, chegaram neste domingo (2) às ruas de Paris e sua periferia, primeira etapa da tentativa de revolucionar os hábitos de transporte franceses.
São 10 pontos de retiradas e devolução dos pequenos veículos colocados à disposição do público em diferentes bairros da cidade. Ainda em fase de testes, o dispositivo deverá estar acessível no dia 5 de dezembro, com pelo menos 250 veículos. Este número deve aumentar para 2 mil até o fim de junho de 2012.
A filosofia do projeto é incentivar que as pessoas deixem seus carros para utilizar os pequenos veículos chamados de Bluecar, que são mais econômicos e ecológicos. A ideia segue o princípio das bicicletas de autosserviço, as Vélib, que tiveram muito sucesso e funcionam desde 2007.
O Bluecar deve ser retirado em um ponto e devolvido em qualquer outra estação.
O sistema de veículos de autosserviço já existe em outras grandes cidades como Nova York, a inovação francesa é que os carros são totalmente elétricos. A bateria tem capacidade para fazer o Bluecar rodar por 250 km na cidade e 150 km fora dela com uma velocidade limitada em 130 km/h.
Segundo o fabricante, para que o sistema seja rentável são necessários 80.000 utilizadores.
"Este serviço vai complementar os de transporte e táxis. Nossa vontade consiste em aumentar a oferta de transporte", explicou Annick Lepetit, presidente do sindicato "Autolib".
Os quatro primeiros anos serão decisivos para o sucesso do projeto. O presidente da fabricante, Vincent Bolloré afirma que já discute a implantação do sistema em outras cidades.


Thomas Samson/France Presse
Autolib
Um dos carros elétricos de autosserviço, que chegaram neste domingo (2) às ruas de Paris e sua periferia