sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SIMPÓSIO: BUILDING KNOWLEDGE NETWORKS THROUGH USP


Inscrições:
http://indiabrazilciencia.blogspot.com/

A abertura do evento será na Sala do Conselho Universitário na segunda-feira pela manhã (17/10 - 9h) no prédio da Reitoria (em frente ao Museu de Arte Contemporânea). Na tarde da segunda e nos demais dias as reuniões acontecerão no anfiteatro do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB IV) na Av. Prof. Lineu Prestes, 1730 - segue link para mapa do ICB:






BUILDING KNOWLEDGE NETWORKS THROUGH USP




Watch Tower: 6 sculptures, at each side, represent the science and integrated arts areas.
Escultures: Elisabeth Nobiling
“In the universe of culture the center is everywhere”, Miguel Reale
[Photography Credit : Jorge Maruta-USP]


OBJECTIVE


The aim of the Symposium is to bring together professionals from different institutions of India and Brazil to discuss, construct and consolidate an academic network in the fields of science, technology and culture for the general comprehension of the society (Sc-T-C & S). The Symposium will consider the main themes that present a mutual challenge in creating political and economic policies and strategies in education, science and technology.








PUBLIC COMMUNICATION OF SCIENCE,TECHNOLOGY AND CULTURE (SC-T-C & S) CONCEPTS, ACTIONS AND LOCAL-GLOBAL IMPLICATIONS






[Illustration Credit : João Garcia]



OBJECTIVE

This Workshop aims at laying down a future bilateral and transdisciplinary graduate program in Public Communication of Science, Technology and Culture at the University of São Paulo including its Colleges, Museums and Research Institutes. A common language through all fields will be developed in three sessions in order to discuss its philosophy, research lines and modus operandi of the future program.






Get the registration form here.

* send the form to rbt@usp.br




SITES

Sala do CO (CO´s room)

Address: Rua da Reitoria (in front of MAC - Museu de Arte Contemporânea)




Anfiteatro Rosa, ICB-IV

Instituto de Ciencias Biomedicas, Edifício IV.

Address: Avenida Professor Lineu Prestes, 1730




Caretaker Sr. Otacilio Pedro dos Santos Phone: 55 11 3091-7217




INFORMATION

E-mail: sympbrin@usp.br / tel: 55 11 3091 7401, Roberto Tangoa









Palestra gratuita dia 10/11/2011: Direitos dos animais



Temas e Palestrantes

Legislaçao de defesa animal

Dr. Laerte Fernando Levai
laertelevai@uol.com.br
Promotor de Justiça no Estado de São Paulo. Especialista em Bioética e Mestre em Direito Ambiental. Membro do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (USP) e do Instituto Abolicionista Animal, é colunista da Agência de Notícias sobre Direitos Animais (ANDA) e autor do livro "Direito dos Animais" (Mantiqueira, 2004).


Rodeios: cultura e esporte ou prática cruel e desprovida de identidade?


Dra. Renata de Freitas Martins
renata@conjectura.com.br
Gerente da Divisão de Contencioso do Departamento Jurídico da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Voluntária na área jurídica da Mountarat Associação de Proteção Ambiental. Colaboradora técnica para diversas associações ambientalistas. Consultora-colaboradora de executivos e legislativos na elaboração de leis, projetos e programas com cunho abolicionista. Idealizadora e coordenadora do projeto Cidadania em Foco, de voluntariado pela disseminação e acessibilidade a informações em comunidades, para o exercício da cidadania e de seus direitos e obrigações.
 
Promotoria de Defesa Animal

Dra. Vania Maria Tuglio
Promotora de Justiça desde 1993. Por quatro anos atuou nos Centros de Apoio do Meio Ambiente e Urbanismo e das Promotorias Criminais e Execuções Penais. Detentora de "Título de Postgrado de Especialización em El Derecho Ambiental Del Siglo XXI", obtido na IX Edición do Curso de Postgrado en Derecho da Faculdad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad Castilla-la Mancha, Toledo, Espanha. Curso de especialização na Universidade de Alicante, Espanha, sobre Novas Perspectivas do Direito Ambiental. Integra a Diretoria da ABRAMPA - Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente como Diretora de Publicações. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Animal editada pelo Instituto Abolicionista Animal, da qual é diretora. Co-autora do livro Direito Ambiental no STJ - a visão do Ministério Público, editado em agosto/2010, pela editora Del Rey.



Certificados

A OAB SP emitirá certificados mediante a solicitação do participante feita nesta inscrição.
Os participantes poderão retirar os certificados:
  • na sede da OAB SP Subseção Santana, à rua Victório Primon, 372 - Bairro do Limão. A disponibilização dos certificados será informada por meio dos sites do Olhar Animal e da OAB SP Subseção Santana, bem como por mensagem eletrônica enviada para os endereços de e-mail indicados nesta inscrição;
  • pelos Correios, com o participante enviando para a OAB SP Subseção Santana um envelope (tamanho 240 x 340 mm) com selos postais (no valor de R$1,15) e já com os endereços de destinatário (o participante) e remetente (a OAB) indicados. Este envelope deve ser colocado dentro de um outro envelope e remetido pelos Correios para:

    Palestra Direitos dos Animais
    Coordenação da Comissão do Meio Ambiente - 125ª Subseção de Santana - OAB/SP
    Rua Victório Primon, 372 - Bairro do Limão
    02550-050 - São Paulo/SP

E.coli a cobrar!


14/10/2011 - 07h07

Um em cada seis celulares no Reino Unido tem E. coli, diz estudo

http://www1.folha.uol.com.br/tec/990366-um-em-cada-seis-celulares-no-reino-unido-tem-ie-colii-diz-estudo.shtml


Um em cada seis telefones móveis no Reino Unido tem a bactéria E. coli, que costuma ser encontrada em fezes humanas, de acordo com uma pesquisa cujos dados foram divulgados pelo "Guardian".



Divulgação



Cena de "Beat It!", programa da MTV
Cena de "Beat It!", programa da MTV
O maior índice de telefones móveis com E. coli foi registrado na capital, Londres: 28%, contra 16% na média do resto do país. A pesquisa, feita pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pela Queen Mary University of London com pessoas no Reino Unido, também indicou que 92% dos aparelhos avaliados estavam com pelo menos algum tipo de bactéria.
Além disso, 82% das mãos avaliadas estavam com alguma bactéria, e 16% delas estavam com E. coli.

Código florestal da soja ou para a soja?


13/10/2011 - 15h39

Governo prorroga por mais um ano moratória da soja

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

 

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/990108-governo-prorroga-por-mais-um-ano-moratoria-da-soja.shtml 

 


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta quinta-feira a prorrogação por mais um ano da moratória da soja, acordo pelo qual as principais empresas comercializadoras o grão se comprometem a não comprar soja de novas áreas desmatadas na Amazônia.
Em vigor desde 2006, a moratória será prorrogada até janeiro de 2013, apesar de a área desmatada para o cultivo da soja ter quase dobrado neste ano em relação ao ano passado.
Conforme a Folha antecipou em 23 de junho, o desmatamento para soja na Amazônia cresceu 86% neste ano em relação a 2010, segundo dados de monitoramento por satélite feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais). A área desmatada com soja subiu de 6.295 hectares em 2009-2010 para 11.698 hectares em 2010-2011.
Izabella afirmou que o desmatamento é "residual" e que a situação já está "controlada". E voltou a culpar pelo pico na devastação a discussão sobre a reforma no Código Florestal na Câmara, no primeiro semestre, que criou no setor produtivo uma expectativa de anistia a desmates ilegais.
"Para a gente foi importante a continuidade da moratória, porque ela diminui a fonte de pressão sobre o Código Florestal no Congresso", disse Paulo Adário, do Greenpeace. Segundo ele, a moratória funciona como uma sinalização para os senadores que hoje analisam a reforma na lei florestal que um grupo importante do agronegócio exportador não quer mais desmatamento.
O aumento no desmate para soja neste ano, porém, causou uma crise interna no GTS (Grupo de Trabalho da Soja), formado por Ministério do Meio Ambiente, Abiove, Anec (Associação Nacional das Exportadoras de Cereais) e ONGs como Greenpeace, WWF e The Nature Conservancy.
As ONGs pressionaram as associações empresariais a exigirem dos produtores de quem compram soja o chamado CAR (Cadastro Ambiental Rural), por meio do qual as fazendas disponibilizam uma imagem de satélite de suas áreas de floresta e tornam-se visíveis ao monitoramento.
A Abiove, por sua vez, teme endurecer demais as regras e afastar os produtores. Apesar de um grupo de grandes compradores de soja da Europa (entre eles McDonald's, Marks and Spencer e Carrefour) já ter declarado na semana passada que faz questão do CAR, o mercado chinês, que não tem exigências ambientais, pode atrair os agricultores.
A solução encontrada foi iniciar um "programa de incentivo" voluntário ao CAR entre os produtores de soja, que começará com "cursos, treinamentos e dias de campo para ensinar o produtor a estruturar o processo do CAR".
"Não podemos vincular o CAR à compra da soja num primeiro momento, porque, para conseguir o CAR, [o produtor] tem de estar em ordem com uma série de atribuições burocráticas", disse Carlo Lovatelli, presidente da Abiove. "Não depende só de nós."