sábado, 21 de janeiro de 2012

Ano do dragão!


20/01/2012 - 10h02

Poluição do ar em atinge níveis perigosos para a saúde em Pequim; veja

DA EFE

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1037061-poluicao-do-ar-em-atinge-niveis-perigosos-para-a-saude-em-pequim-veja.shtml


A densa nuvem de fumaça que cobre Pequim há quase uma semana já alcança níveis perigosos para a saúde. O alerta foi feito nesta quinta-feira (19) pelas autoridades chinesas. A poluição pode, inclusive, atrapalhar as comemorações do Ano do Dragão, o ano novo chinês.
Dois distritos da cidade, Tongzhou e Fangshan, superaram o nível máximo dos medidores, o que significa que toda a população pode ter problemas de saúde e deveria sair de casa o menos possível. Há a previsão de que no fim-de-semana uma corrente de ar frio chegue a cidade e leve a nuvem de poluição para outras regiões.

O brasileiro Bráulio Ferreira Dias foi anuncia como novo secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU.


20/01/2012 - 17h23

Brasileiro é nomeado para convenção de biodiversidade da ONU

DE BRASÍLIA

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1037271-brasileiro-e-nomeado-para-convencao-de-biodiversidade-da-onu.shtml



O brasileiro Bráulio Ferreira Dias foi anunciado ontem como o novo secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (Organização das Nações Unidas).
Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, ele assume o posto com o desafio de definir na convenção um modelo para a divisão dos bens produzidos da natureza. O encontro está marcado para outubro na Índia.
O nome do brasileiro foi confirmado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em Nova York. Dias ocupará, a partir de fevereiro, cargo de subsecretário adjunto da ONU, trabalhando diretamente com Ban Ki-monn, nos próximos quatro anos.
Segundo o governo, ele passou por uma seleção técnica, com entrevista direta com o secretário-geral da ONU.
Em entrevista ontem no Palácio do Planalto, Dias afirmou que terá como principais metas estabelecer ações concretas para conservar a biodiversidade e repartir os benefícios com povos nativos, como indígenas.
Essas medidas poderão incentivar pesquisas em biotecnologia, valorizar os conhecimentos das populações tradicionais além de representar instrumentos para reduzir a biopirataria.
Outro ponto que terá atenção do novo secretário é a confirmação dos congressos de 50 países do protocolo da Convenção sobre Diversidade Biológica, da ONU, em Nagoya, Japão, que estabeleceu 20 objetivos para deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies que vivem tanto em terra quanto no mar.
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) comemorou a indicação e disse que isso representa reconhecimento do papel do país nas ações ambientais em todo mundo, em um ano em que o país sediará o encontro Rio +20.