segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Faltou paciência...


22/01/2012 - 17h25

Reintegração em SP "atropelou negociações para saída pacífica", diz ministro



MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse neste domingo que a ação de reintegração de posse da área invadida do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo), "atropelou" as negociações para a desocupação pacífica do local.
Responsável pela interlocução com os movimentos sociais, Carvalho afirmou que o Palácio do Planalto vinha acompanhando as conversas sobre a retirada das famílias da área e trabalhava para uma saída negociada, com a definição de uma nova região para abrigar as famílias.
Por lá, vivem cerca de 6.000 pessoas. O local é alvo de uma disputa entre os invasores e a massa falida de uma empresa, proprietária do terreno. No início da manhã, a Polícia Militar cumpriu a ordem judicial. O clima é tenso.
Por conta da ação, as famílias chegaram a bloquear a rodovia Dutra, próximo ao km 154 no sentido Rio de Janeiro, por volta das 13h30 de hoje.
Lucas Lacaz Ruiz/A13/Folhapress
Tropa de Choque da PM entrou em confronto com moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP)
Tropa de Choque da PM entrou em confronto com moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP)
Um dos assessores do ministro, inclusive, que estava no terreno, foi atingido com uma bala de borracha na perna.
Carvalho evitou fazer críticas à ação e ao governo de São Paulo, mas disse que o governo federal foi surpreendido com a desocupação ainda mais em um domingo. Ele afirmou que estranhou o fato de o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Pedrosa Cury, ter desmarcado uma reunião sobre a invasão na última quinta-feira.
A presidente Dilma Rousseff foi avisada no início do dia dos problemas na desocupação. Ela pediu que além de Carvalho, os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) acompanhassem os desdobramentos.
Cardoso teria telefonado para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e alertado sobre os riscos do uso da força policial. Na avaliação do governo, parte das famílias têm ligações com movimentos sociais mais radicais.
Para o governo, o uso da força era desnecessário, tendo em vista que a ocupação está consolidada há oito anos e que haviam discussões para uma solução para a retirada das famílias.

E a sacola...de papel?


22/01/2012 - 11h45

Folha promove debate sobre fim das sacolas plásticas amanhã

DE SÃO PAULO



Folha vai promover um debate sobre o fim da utilização de sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo. O evento acontece amanhã, às 16h, e termina às 17h30.
Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.brou pelo telefone 0/xx/11/3224-3473, das 14h às 19h, até sexta-feira.
A partir do dia 25, um acordo entre as redes varejistas, o governo e a Prefeitura de São Paulo fará com que as sacolinhas deixem de ser oferecidas.
Quatro convidados participarão do evento: o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi; o presidente da Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), Miguel Bahiense, representando a indústria do plástico; o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas; e o presidente do Idecon (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), Reginaldo Sena.
O debate, mediado pelo jornalista Morris Kachani, será no auditório da Folha.
Alessandro Shinoda/Folhapress
Megg Goldman, que afirma aprovar a medida, mas esqueceu a sacola retornável em casa
Megg Goldman, que afirma aprovar a medida, mas esqueceu a sacola retornável em casa
DEBATE SOBRE FIM DAS SACOLAS PLÁSTICAS
QUANDO Segunda-feira (23/01), às 16h
ONDE Auditório Folha
ENDEREÇO al. Barão de Limeira, 425, 9º andar - Campos Elíseos, SP

Manifestação na Paulista contra maus-tratos de animais reúne 5.000


22/01/2012 - 14h15

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1037885-manifestacao-na-paulista-contra-maus-tratos-de-animais-reune-5000.shtml


Cerca de 5.000 manifestantes se reuniram neste domingo na av. Paulista (região central de São Paulo) para pedir punições mais severas contra quem comete crimes contra animais. O número é da Polícia Militar.
O ato, chamado "Crueldade Nunca Mais!", terminou por volta das 13h.
Os manifestantes se encontraram por volta das 10h em frente ao Masp, de onde saíram até a rua da Consolação. Depois, retornaram pela Paulista até chegarem ao Masp novamente.
O evento ocorre também em diversos municípios do país, além de cidades como Miami e Nova York, nos EUA.
Alguns participantes levaram seus cachorros para a manifestação --entretanto, segundo Fernanda Barros, uma das organizadoras, esse não era o foco do evento.
"Queremos mostrar que existe um público grande pedindo punições mais severas contra quem maltratar os animais", disse.
Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Protesto contra maus-tratos de animais reuniu cerca de 5 mil manifestantes neste domingo na av. Paulista
Protesto contra maus-tratos de animais reuniu cerca de 5 mil manifestantes neste domingo na av. Paulista