domingo, 22 de setembro de 2013

Dia da Árvore

Meio Ambiente – Google comemora o dia da árvore com um doodle e a Prefeitura de Bragança lança Programa de Imunização de Árvores


21 de setembro de 2013
Por 
O google homenageia o dia da árvore com um doodle
O google homenageia o dia da árvore com um doodle

O site de procura Google homenageia o Dia da Árvore com um Doodle. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Em Bragança Paulista o Dia da Árvore será marcado pelo lançamento do Programa de Imunização de Árvores do município, com a imunização de sete árvores. O objetivo do programa é a proteção e preservação das árvores consideradas símbolos de Bragança Paulista, fornecendo, juntamente com o proprietário caso estejam inseridas em áreas particulares, o suporte necessário para que se mantenha em boas condições a saúde destas árvores. Além disso, elas também servirão de matrizes para coleta de sementes e produção de mudas no Viveiro Escola Municipal.
Para seleção das árvores integrantes do programa, foi considerada a representatividade quanto à relevância ambiental da espécie, se ameaçada de extinção ou de grande importância para manutenção da biodiversidade do município; sua localização e importância paisagística; além da boa formação de galhos, troncos e raízes.
Para identificá-las, a Prefeitura elaborará placas contendo nome científico e popular da árvore, além do Decreto Municipal que a protege. O proprietário também receberá um certificado.
O Programa de Imunização de Árvores é uma ação primária dentro do Programa Municipal de Arborização Urbana, que, além de identificar e proteger as árvores de maior porte, idade e relevância ao município, garante melhor qualidade ambiental e climática. As árvores imunes ao corte serão autorizadas para supressão somente mediante avaliação de técnicos da Prefeitura, quando as mesmas oferecerem risco iminente de queda ou risco à vida dos munícipes.
O Programa de Imunização de Árvores será uma ação contínua da Prefeitura. Aqueles com conhecimento de árvores, particulares ou públicas, passíveis de imunização poderá solicitar uma visita técnica para avaliação pelo telefone  4034-6780 ou pelo e-mail meioambiente@braganca.sp.gov.br

Com informações do DIMP BP

Hoje, Dia da Árvore, haverá mais atividades, além do Passeio Verde, no Parque Buenos Aires

Crianças fazem expedição para 'desbravar' parque Buenos Aires em seu centenário
DE SÃO PAULO
Na semana em que o parque Buenos Aires completou 100 anos, uma expedição está desbravando a área encravada no centro de São Paulo.
A atividade, chamada de Passeio Verde, faz parte da quarta edição do festival Cultivar, que desde o domingo, oferece atividades gratuitas a estudantes, instituições e público em geral em diversos parques da cidade.
Na quarta, alunos da escola municipal Monteiro Lobato passearam pelo Buenos Aires e puderam observar a fauna e a flora locais com a ajuda de monitores especializados que explicavam ainda a história do parque.
Após a atividade, os jovens puderam deixar seus "desejos" colados em uma árvore, construída com papelão.
Hoje, Dia da Árvore, haverá mais atividades, além do Passeio Verde. Está planejado também uma oficina que pretende "bombardear" a cidade com novas plantas.
"Vamos ensinar fazer umas bolotas' com sementes de flores e plantas resistentes misturadas com argila e terra adubada", explicou Luiz de Campos Júnior, 52, um dos coordenadores do evento.
"A ideia fazer uma bomba para semear locais abandonados, canteiros e jardineiras de São Paulo."
Amanhã, haverá passeios e oficinais. A programação está no site festivalcultivar.com.br/parque-buenos-aires-100-anos.
Em tempo: o aniversário do parque foi na quarta-feira.