segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dia 12 de maio, Inauguração da Iluminação Pública no Parque do Carmo!







Modelo de turismo sustentável em parques é isso?

Parques nacionais do Piauí poderão ser privatizados

Acordo de cooperação para a realização de PPP foi assinado em 2011

11/05/2014 12:36 - Atualizado em 11/05/2014 14:27
 
Os parques nacionais de Sete Cidades e Serra das Confusões, no Piauí estão inclusos em um projeto de privatização que inclui também a cidade de Jericoacoara, no Ceará. O Governo Federal anunciou recentemente que as unidades de conservação seriam administradas por empresas que mantivessem uma parceria público-privada (PPP).

Parque Nacional de Sete Cidades
Embora tenha sido apresentado a pouco tempo, o acordo de cooperação para a realização de PPP nos parques federais foi assinado em 2011 pelos Ministérios do Planejamento e Meio Ambiente e atende à determinação da presidente Dilma Rousseff de priorizar a gestão desses espaços em seu governo.
Segundo divulgado no site do Extra, a ganhadora da seleção ficaria responsável não só pelo controle de acesso, mas pela arrecadação de entradas e pelo apoio à visitação. Ela também teria o direito de construir restaurantes e pousadas, o que desagrada aos moradores.
Até o momento, três reuniões foram feitas para discutir o assunto. Nelas estavam representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), técnicos do Ministério do Planejamento e da empresa Idom, contratada pelo governo federal para elaborar estudos sobre a área. O texto do projeto e o estudo da Idom seguem, no entanto, desconhecidos do público em geral.
Segundo o Ministério do Planejamento, o instituto tem orçamento anual de R$ 200 milhões e gere mais de trezentas Unidades de Conservação país afora. A pasta considera o valor insuficiente para gestão adequada dessas áreas e defende a implementação da PPP.
Fonte: Extra
Edição: PortalODia.com