sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Parques nasceram para preservar a beleza

05/11/2014 21h50 - ECOTURISMO
Parques nasceram para preservar a beleza
http://www.jj.com.br/internas/jotinha/noticias-324-parques-nasceram-para-preservar-a-beleza--
As famosas cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná














Você já ouviu falar dos Parques Nacionais? O Brasil tem uma porção deles: o de Itatiaia, de Fernando de Noronha, do Iguaçu... Parques Nacionais são áreas de proteção ambiental, criados para preservar a natureza. A ideia é bem legal: cuida-se de um cenário natural para que muitas gerações possam curtir toda essa beleza.

Pioneiros

O primeiro de que se tem notícia nasceu nos Estados Unidos: o Parque Nacional Yellowstone, em 1872 (um ‘senhor’ de 140 anos!). No Brasil, o pioneiro foi o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, criado em 1937 (há 75 anos, portanto). Logo depois, em 1939, foi o do Iguaçu, no Paraná. De lá para cá já foram criados muitos outros, e o Brasil conta hoje com 65 parques nacionais.

Mar e terra

Existem áreas marinhas protegidas, como o Parque Nacional de Fernando de Noronha, com suas 21 ilhas, no litoral de Pernambuco, a 545 km da costa. Ou o de Abrolhos, no litoral baiano, 70 km mar adentro. Abrolhos é um imenso berçário de espécies, como fragatas (aves marinhas) tartarugas e baleias jubartes.

Visitação

O ditado diz que para conservar é preciso conhecer. Os parques foram feitos para a visitação, para que as pessoas conheçam a beleza e diversidade da natureza do país e queiram cuidar dela, para que não seja destruída.

Porcolinos

Mas a visitação pode também trazer problemas. Muita gente não se toca de que natureza não rima com lixo nem com sujeira ou destruição. Tem visitante que deixa rastro de imundícies por onde passa: latinhas, sacolas plásticas, embalagens em geral... Tem também os que esmagam, quebram, depredam... E ainda tem a turma dos que não se contentam em tirar só fotografias do local: querem também tirar pedras, galhos, mudas, bichos...

Pra essa turma de destruidores é bom lembrar o princípio dos espeleólogos (o pessoal que estuda cavernas): “de uma caverna nada se deixa, a ser pegadas; nada se tira, a não ser fotos; nada se leva, a não ser lembranças”.

Livro

Para falar dessas belezas naturais, dois amigos resolveram criar um livro com desenhos e informações a respeito de 12 dessas áreas. Labirintos – Parques Nacionais. Escrito por Nurit Bensusan e ilustrado por Eloar Guazzelli, o livro da editora Peirópolis trata desses cenários, informando seu tamanho, ano de criação e os principais atrativos. O da Capivara, por exemplo, no Piauí, preserva inscrições rupestres nos paredões rochosos deixadas por humanos que teriam vivido ali há 50 mil anos. Isso é antigo demais, não? Lembre-se de que os portugueses ‘só’ chegaram ao Brasil há 512 anos...

Além de beleza, os parques nacionais também têm muita história.