quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aquecedor solar por termossifão

Confira como instalar corretamente e com segurança um sistema de aquecimento solar sem o uso de motobomba para a circulação da água

Reportagem: Gisele Cichinelli
Edição 27 - Janeiro/2010
O sistema de aquecimento solar por termossifão é uma solução indicada para aplicação em pequenas construções, como nas residências em que mora apenas uma família. Isso porque o termossifão é um tipo de funcionamento em que a água circula entre os coletores solares e o reservatório térmico sem o auxílio de uma motobomba.
A solução é econômica e a instalação é simples, mas para que tudo corra bem nessa etapa é preciso prestar atenção em algumas recomendações:
Primeiro, é importante saber que a correta interligação entre os coletores solares e o reservatório térmico é o que vai garantir o sucesso da instalação. Um dos erros mais comuns nessa etapa da execução é criar sifões na tubulação que interliga esses dois pontos. A principal consequência desse descuido é que o sistema não vai render como deveria e, em casos mais críticos, poderá não funcionar.
Outro cuidado necessário é o posicionamento correto do reservatório térmico. Garanta que a água quente faça o menor percurso possível, principalmente até os chuveiros. E não dispense o isolamento térmico que deve ser aplicado na tubulação. Isso é muito importante para aumentar a eficiência do sistema.
Para garantir uma boa instalação, é necessário seguir as recomendações da norma NBR 15.569. Além disso, conte sempre com um bom planejamento antes de iniciar o serviço, verificando as condições do local, tais como altura, estrutura da base do reservatório térmico e a posição dos equipamentos.

Materiais
Fotos: Marcelo Scandaroli

Ferramentas e EPI's: maçarico, arco de serra, alicate, grifo, martelo, lixa, corta-tubo, chave de fenda, trena, alicate amperímetro, corda, cinto de segurança, óculos de segurança, capacete e luvas.

Passo 1
Fotos: Marcelo Scandaroli
Separe todo o material para o serviço, como tubos, conexões e solda. Tenha sempre algumas conexões reservas à mão para uma eventual necessidade de desvio da tubulação.

Passo 2
Fotos: Marcelo Scandaroli
Para agilizar a execução, lixe previamente todas as conexões que serão utilizadas com o auxílio de uma lixa de ferro número 100, bem resistente.

Passo 3
Fotos: Marcelo Scandaroli
Ainda no chão, lixe também os tubos dos coletores solares.

Passo 4
Fotos: Marcelo Scandaroli
Prepare todas as partes rosqueáveis do reservatório térmico (RT) com fita veda-rosca. Cerca de 28 voltas são suficientes para uma boa vedação.

Passo 5
Fotos: Marcelo Scandaroli
Instale as luvas de união nas conexões do reservatório térmico.  Aperte utilizando sempre duas chaves de cano, uma no tubo do RT e outra na conexão.

Passo 6
Fotos: Marcelo Scandaroli
Solde as luvas de união nos coletores solares.

Passo 7
Fotos: Marcelo Scandaroli
Posicione o reservatório térmico na base construída, que deve ter uma altura mínima necessária para a instalação por termossifão.

Passo 8
Fotos: Marcelo Scandaroli
Se possível, transporte os coletores solares para o telhado sempre com ajuda de outra pessoa.


Passo 9
Fotos: Marcelo Scandaroli
Depois de escolhida a posição dos coletores solares de acordo com a altura necessária, aperte as luvas de união entre os coletores utilizando duas chaves de cano.

Passo 10
Fotos: Marcelo Scandaroli
Defina o trajeto da tubulação e corte os tubos no tamanho adequado, lixando todas as pontas dos tubos e montando as conexões.

Passo 11
Fotos: Marcelo Scandaroli
Utilize fio de cobre de 4 mm² para fixar os coletores ao madeiramento do telhado. Prenda os coletores solares sempre pelos tubos inferiores e superiores.

Passo 12
Fotos: Marcelo Scandaroli
Em seguida, faça o alinhamento do tubo de retorno dos coletores com a capa da telha.

Passo 13
Fotos: Marcelo Scandaroli
Ao recolocar a telha, será necessário desbastá-la com o auxílio de uma máquina de corte no local onde o tubo irá passar.

Atenção
Ao colocá-la novamente no telhado, aplique sempre uma manta asfáltica ou borracha de silicone no local de passagem do tubo pela telha para evitar infiltrações.

Passo 14
Fotos: Marcelo Scandaroli
Repita os mesmos procedimentos de alinhamento e desbastamento das telhas para realizar a instalação do tubo que alimenta os coletores solares.

Passo 15
Fotos: Marcelo Scandaroli
Isole a tubulação do aquecedor solar com isolamento térmico adequado (geralmente, é usado polietileno expandido para esse fim). Não se esqueça de utilizar alguma proteção contra as ações climáticas - que poderá ser fita de alumínio ou aplicação de pintura, por exemplo - para proteger o material isolante que ficará exposto.

Atenção
Fotos: Marcelo Scandaroli

O tubo deverá ser o mais curto possível e estar sempre ascendente até o reservatório térmico.

Confira outras dicas
»  Se a altura do telhado exigir que os coletores sejam transportados pelo içamento das peças, consulte o manual do fabricante para saber a forma correta de fazer esse içamento.
»  Verifique a estrutura da residência onde será instalado o reservatório térmico. O ideal é posicioná-lo próximo às paredes que sustentam a laje.
»  Para sistemas de baixa pressão, até 5 m de coluna de água (m.c.a), utilize sempre um respiro, que tem a função de absorver o ar e expelir o excesso de pressão quando a água estiver sendo aquecida, evitando a explosão do reservatório.
»  Para sistemas de alta pressão, até 40 m.c.a, é necessário utilizar um conjunto de válvulas que substituem o respiro: de segurança, quebra vácuo e eliminadora de ar. Consulte sempre o fabricante para a correta especificação desses acessórios.
»  Ajuste corretamente o aquecimento auxiliar para 45°C ou 50°C, no máximo, e não se esqueça de indicar ao cliente que mantenha o disjuntor desligado.


Apoio técnico: Antônio Almir Lanfredi Filho, diretor geral da Solar Service (instaladora autorizada Soletrol) e engenheiro Luciano Torres Pereira, diretor técnico da Soletrol Tecnologia.