quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Veja dicas para execução de uma parede verde tipo canguru


Sistema consiste na junção de contêineres plásticos com plantas dispostos em colunas

Reportagem: Aline Mariane
Edição 69 - Março/2014

Foto: Anna Moser/Ecotelhado
Altura
É importante não fazer esse tipo de jardim vertical numa parede muito alta, pois, posteriormente, será necessário realizar a manutenção das plantas e a revisão dos pontos de irrigação. O ideal é que tenha, no máximo, 6 m de altura e que possa ser alcançada com escada, por exemplo.
Foto: Anna Moser/Ecotelhado


Iluminação

Para a saúde das plantas, é importante que a parede seja bem iluminada. No caso de jardins internos, onde não há a incidência de raios solares, é necessário instalar luzes artificiais.

Foto: Anna Moser/Ecotelhado


Marcação

O instalador deve atentar ao nível e ao prumo e fazer marcações com giz para colocação das cremalheiras metálicas. Devem ser colocadas na parede duas cremalheiras para cada coluna. O distanciamento entre as cremalheiras é de 27,5 cm. Esta distância é indicada também no manual de instruções.

Foto: Anna Moser/Ecotelhado
Fixação
As cremalheiras são fixadas à parede com uso de buchas e parafusos.
Foto: Anna Moser/EcotelhadoFoto: Anna Moser/Ecotelhado
Contêineres plásticos
É importante não deixar espaço entre os contêineres. Quando um está sobreposto ao outro, a água não chega até a parede e escorre para as plantas de baixo, promovendo a irrigação. Além disso, dessa maneira as raízes se entrelaçam e se desenvolvem juntas por toda a parede.
Foto: Anna Moser/Ecotelhado

Manutenção

Neste tipo de parede, como os contêineres estão fixados por ganchos, é possível trocar as plantas da parede ou sua ordem.

Apoio técnico: João Manuel, engenheiro agrônomo da Ecotelhado.

http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/california-pode-reciclar-agua-contaminada-com-urina-e-fezes-para-enfrentar-seca.html


por G1

Califórnia pode reciclar água contaminada com urina e fezes para enfrentar seca

http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/california-pode-reciclar-agua-contaminada-com-urina-e-fezes-para-enfrentar-seca.html

Deck flutuante é visto na margem seca do Lago Hodges, próximo a San Diego, na Califórnia, em março
Os danos provocados pela seca na Califórnia obrigaram as autoridades dos Estados Unidos a considerar a reciclagem de águas residuais, contaminadas com urina e fezes, como uma opção para garantir o recurso no longo prazo. A possibilidade de reutilizar para consumo humano dessa água sempre gerou rejeição por causa de seu sabor.

Os californianos, contudo, começam a mudar de opinião após quatro anos consecutivos de duras condições climáticas, sem chuvas nem nevadas. A neve das montanhas de Sierra Nevada, uma das principais fontes para o consumo, praticamente desapareceu, enquanto as importações de água procedentes do rio Colorado caíram.

"Todo mundo está estudando a reciclagem das águas residuais", explicou o especialista e professor emérito da Universidade California Davis, George Tchobanoglous. "Atualmente jogamos no mar uma grande parte dessas águas, quando poderíamos reutilizá-la", afirmou. "Pode-se fazer e é rentável em grandes aglomerações costeiras".

Como no Texas
Em um estudo publicado no ano passado, Tchobanoglous estimou que até 2020 as águas recicladas poderão alimentar uma quinta parte dos 38 milhões de habitantes de Califórnia. O estado do Texas, que também vive uma seca, começou a usar há tempo o sistema que recupera a água dos banheiros, duchas, máquinas de lavar e lava-louças para dar-lhes uma segunda vida. Leia mais sobre a proposta aqui.